[Resenha] “Fique Onde está E então corra”

Sinopse: ” Alfie Summerfield nunca se esqueceu de seu aniversário de cinco anos. Quase nenhum amigo dele pôde ir à festa, e os adultos pareciam preocupados – enquanto alguns tentavam se convencer que tudo estaria resolvido antes do Natal, sua avó não parava de repetir que eles estavam todos perdidos. Alfie ainda não entendia direito o que estava acontecendo, mas a Primeira Guerra Mundial tinha acabado de começar. Seu pai logo se alistou para o combate, e depois de quatro longos anos Alfie já não recebia notícias de seu paradeiro. Até que um dia o garoto descobre uma pista indicando que talvez o pai estivesse mais perto do que ele imaginava. Determinado, Alfie mobilizará todas as suas forças para trazê-lo de volta para casa.

Autor: John Boyne
Tradutor: Henrrique de Breia e Szolnoky
Ano: 2013
Editora: Seguinte
Classificação:


c-Maravilhoso

DSCN0088

Fique onde está e então corra, é o segundo livro de John Boyne que eu leio. O primeiro foi O menino do pijama listrado (veja a resenha aqui) e ambas histórias são surpreendente. Embora distintas, John Boyne narra sobre a guerra, um período tão difícil e cruel aos olhos de crianças. 

Em Fique onde está e então corra é contada a história de Alfie Summerfield, um garoto que acaba de completar 5 anos e em seu aniversário, começa a Primeira Guerra Mundial. Seu pai é um dos primeiros a se alistar como voluntário, e irá partir para combate. Após sua partida, Margie Summerfield, mão de Alfie trabalha praticamente o dia inteiro, ela é enfermeira e muitas vezes fica no turno noturno, e também lavava roupa para fora. Toda história é contada quando Alfie já tem completado 9 anos de idade. Embora tenha apenas 9 anos, ele vê o esforço da mãe, e percebe que ele também que fazer algo para ajudar. Ai o menino decide ir trabalhar na estação engraxando sapatos. Ele trabalhava 4 dias na semana, apenas nas segundas e nas quintas ele ia à escola, pois eram os dias que tinha aula de história e literatura, algo que realmente interessava à ele. 
O dinheiro que Alfie ganhava ele colocava na bolsa da mãe dele (lembrando que Alfie trabalhava escondido) e guardava um pouco para ele, caso necessite de algo.
No começo, depois que Georgie Summerfield, pai de Alfie, tinha partido ele sempre enviava cartas, mas com o tempo parou de enviar. O que deixou Alfie preocupado e também angustiado, pois não sabia se seu pai estava vivo ou morto. Ai um belo dia, por conta do destino, Alfie descobre que seu pai está vivo, e está a duas horas de distância dele.
E Alfie faz de tudo para que consiga trazer seu pai de volta para casa.

Bom, como sempre, não vou contar muitos detalhes, até porque acho que estraga a leitura de quem ainda não leu. Mas o que eu tenho a dizer sobre a história é que ela é simplesmente emocionante. 🙂
Ao contrário de O Menino do Pijama Listrado, esse livro não tem um final triste, quando eu terminei de ler estava sorrindo e também com o coração na mão.
É admirável a coragem que Alfie tem, em enfrentar situações jamais vividas antes para salvas o pai. Não apenas isso, mas a responsabilidade que ele tem, apesar de ter apenas 9 anos, ele já trabalha, e em vez de gastar esse dinheiro com besteiras, ele ajuda a mãe, guarda para necessidades e gasta apenas para investir em gracha e algum lanche.

DSCN0086

É uma linda história para ler e refletir sobre os valores da família. E também sobre amigos que tenha opinião diferente da sua. 😀 
Boyne, mais uma vez me surpreendeu com a leitura, e pretendo ler todas as suas obras. Já fiz minha lista de presente de aniversário com as obras dele, agora é ter paciência e esperar, rs.

Bom é isso amores, espero que tenham gostado. Se você já leu o livro, me diga ai nos comentários o que achou, se ainda não leu e tem curiosidade, é um livro que eu super recomendo, assim como O Menino do Pijama Listrado 🙂

Facebook / Twitter / Instagram / Youtube

Anúncios

Deixe o seu comentário ! :D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s